terça-feira, 28 de outubro de 2008

Propaganda

AMANHÃ, todo mundo indo dormir de madrugada!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Eu Quero!

VINHO NAS TORNEIRAS? Eu quero!!!

=====================

 

 
 
Vinho branco
Milhares se reuniram ao redor da Fonte no centro da cidade
Moradores da cidade italiana de Marino, na região central do país, foram surpreendidos com o que parecia ser um milagre: das torneiras de suas casas começou a jorrar vinho branco, em vez de água.

O inusitado incidente ocorreu no último domingo, durante a abertura da 84ª edição da Festa da Uva de Marino – a mais famosa festividade do estilo no país.

Tradicionalmente, para marcar o início da Festa, milhares de moradores fazem uma contagem regressiva ao redor da Fonte dei Quattro Mori, no centro da cidade, para ver a "transformação da água em vinho", quando a fonte passa a jorrar, ao invés de água, uma boa qualidade de vinho branco.

Todos os anos, a Fonte é abastecida com barris de três mil litros de vinho para garantir o sucesso das celebrações. No entanto, os responsáveis pelo abastecimento das fontes de água espalhadas pelas ruas da cidade giraram a alavanca errada no momento da abertura da Festa e, em vez de enviarem vinho para a Fonte, mandaram a bebida para casas da cidade.

'Milagre'

Algumas donas de casa de Marino – que possui cerca de 40 mil habitantes – estranharam o odor familiar que saía das torneiras e foram as primeiras a notar que não se tratava de água.

Fonte dei Quattro Mori
O vinho jorrou da fonte depois de dez minutos

Uma moradora estranhou o cheiro quando limpava o chão de sua casa. Mas não reclamou, porque considerou o odor agradável. O mesmo ocorreu em outros condomínios.

Muitos acreditaram se tratar de um milagre da Virgem do Rosário, a padroeira da Festa da Uva mais famosa da Itália.

Sem saber o que se passava nas casas, milhares de moradores, que aguardavam ansiosos a abertura das festividades com copos de plástico nas mãos, se decepcionaram ao ver jorrar da Fonte nada mais do que água.

As autoridades avisaram que o problema seria solucionado o mais rápido possível e, depois de dez minutos, o vinho começou a jorrar da Fonte normalmente.

Segundo o prefeito de Marino, Adriano Palozzi, ainda não se sabe a quantidade exata de vinho que foi desperdiçada.

O prefeito de Marino, Palozzi
O prefeito disse que o incidente foi 'simpático'

De acordo com ele, o incidente ocorreu devido a uma falha humana, que deve ser minimizada.

"Foi um erro técnico não previsto, que acabou se transformando numa coisa simpática para as pessoas", disse o prefeito à BBC Brasil.

"É uma coisa que pode acontecer, porque o trabalho é todo feito manualmente", afirmou.

"Resolvemos tudo em poucos instantes sem ocasionar qualquer problema para quem estava na festa e para quem ficou em casa naquele momento", disse Palozzi

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Aviso aos Navegantes

É COM MUITO PRAZER E ORGULHO QUE AVISO AOS INTERESSADOS QUE POSSAM TER ACESSADO O BLOG NOS ÚLTIMOS DIAS QUE O CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS EM GESTALT-TERAPIA, anunciado aqui, já está com vagas lotadas.

Quem ainda quiser, dê uma ligada para o IGC (85 3271 1692) ou mande um email ( igc@gestaltce.com.br ) e diga que quer entrar em lista de espera. Quem sabe não abrem uma nova turma?

Parabéns aos organizadores pelo sucesso. Palavras são insuficientes para dizer o quanto fico feliz em saber que as coisas foram tão bem.

Quem quiser conhecer mais do Instituto Gestalt do Ceara, entre aqui.

Inté,

A.N.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

IgNobil não é piada

OS PRÊMIOS NOBEL SÃO A MAIOR GRAÇA QUE SE PODE CONCEDER A UM CIENTISTA. Uma espécie de Oscar da Ciência, o Nobel é a consagração de que algo é um verdadeiro avanço na vida de muitas pessoas (Para mais informações sobre o prêmio Nobel, como saber que ele foi entregue a primeira vez em 1901 , veja aqui). 

Além do Nobel, em 1991, foi criado o prêmio IgNobil. Sua descrição na Wikipedia é bem informativa:

Prémio IgNobel é uma sátira do prémio Nobel e é dado a cada outono para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), e os prémio são entregues em Harvard.

A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação, e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia.

Foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991, sendo a cerimónia abrilhantada pela presença de verdadeiros laureados com o prémio Nobel, que entregam o respectivo Prémio IgNobel ao vencedor, numa cerimónia que até (desde 1996) inclui uma mini-ópera, a meias entre cantores de ópera profissionais e laureados com prémios Nobel.



Na verdade, os prêmios IgNobil têm tido uma característica que é a grande confraternização entre membros de diferentes ciências. E, ainda que sejam conhecidos como piadas, os trabalhos vencedores do IgNobil frequentemente tem relevância científica verdadeira. É engraçado como, por trás de uma cortina de sátira, os prêmios na verdade tem a característica de destacar trabalhos que fazem as pessoas pensar.


Em 1995, Watanabe e cols. descobriram que era possível ensinar pombos a distinguir entre obras de Picasso e Monet. Ora, isso parece das coisas mais idiotas possíveis... mas o fato é exatamente que é. Costumamos afirmar que a arte é a mais alta expressão da cultura humana, e diferenciar estilos distintos de arte é algo que apenas o mais alto refinamento permite. Refinamento, cultura ou, quem sabe, ração pra pombos aplicada diferencialmente. 


A arte, e a capacidade de reconhecer padrões complexos, é aprendido, muitas vezes graças a um reforço diferencial de comportamentos adequados. Nada além disso. E isso é muito bem demonstrado pelo experimento de Watanabe (para conhecer o experimento completo, clique aqui).


(Na realidade, estudamos esse experimento na disciplina de Fundamentos de Análise Experimental do Comportamento na Pós. E nosso amado professor Marcus soltou a pérola: Se até um pombo, que é uma ameba com asas, é capaz de aprender crítica da arte, por que acham que reconhecer os traços de um pintor é grande coisa?)


Este ano, o IgNobil de economia foi dado para cientistas que descobriram que Strippers e dançarinas de danças exóticas ganham mais gorjeta quando estão no período fértil. Ok, pode parecer bobo. Mas... o que faz o homem decidir se dá ou não gorjeta? Seriam feromônios exalados pela mulher em período fértil (o que chamamos de Cio nos animais) que faria o homem ser mais predisposto a dar mais, em buscar de que a stripper também o faça? (troccadilho infâme, mas descritivo)


Enfim, nem todos os prêmios eu sou capaz de identificar a relevância científica. Mas, deve haver.


Em alguns casos, como vocês podem ver na lista abaixo... PRECISA HAVER. Não é possível...


Inté,


A. N.

(Com agradecimentos ao Carlos Filho, que mandou a lista... na Wikipedia, você vê  lista completa).


Você vê o prêmio Nobel como uma iniciativa muito nobre, mas não tem lá muita paciência para acompanhá-lo? Conheça o Ig Nobel, entregue desde 1991 para estudos de utilidade no mínimo discutível, mas que rendem boas gargalhadas.
 

Conheça os vencedores do Ig Nobel 2008:

Arqueologia - Os brasileiros Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino (da Universidade de São Paulo) demonstraram como tatus podem atrapalhar  escavações em sítios arqueológicos

Biologia – Os franceses Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc descobriram que pulgas que vivem em cães pulam mais alto do que as que vivem em gatos

Ciência cognitiva – Os japoneses Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi, Atsushi Tero, Akio Ishiguro e Ágota Tóth descobriram que microorganismos conseguem resolver quebra-cabeças

Economia – Os norte-americanos Geoffrey Miller, Joshua Tyber e Brent Jordan descobriram que strippers ganham mais gorjeta quando estão no período fértil

Física – Os norte-americanos Dorian Raymer e Douglas Smith provaram matematicamente que grandes quantidades de cordas ou cabelos inevitavelmente se embaraçam

Literatura – O inglês David Sims com o estudo "Filho da mãe: Uma Exploração Narrativa da Experiência da Indignação dentro de Organizações"

Medicina – Os norte-americanos Dan Ariely, Rebecca L. Waber, Baba Shiv e Ziv Carmon (Singapura) mostraram que remédios falsos caros têm mai efeito que os remédios falsos baratos

Nutrição - Massimiliano Zampini (Itália) e Charles Spence (Reino Unido) eletronicamente modificaram o som de um salgadinho de batata para fazer a pessoa acreditar que o petisco é mais crocante e fresco do que realmente é

Paz - O Comitê Federal de Ética em Biotecnologia Não-Humana da Suíça e os cidadãos do país adotaram princípios legais de que plantas têm dignidade

Química – Prêmio dividido: Sheree Umpierre, Joseph Hill e Deborah Anderson (Estados Unidos) descobriram que a Coca-Cola tem efeito espermicida. C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu e B.N. Chiang (Taiwan) descobriram que a Coca-Cola não tem efeito espermicida

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Propaganda - Curso de Noções Básicas em Gestalt-Terapia

CURSO MINISTRADO PELO PSICÓLOGO, psicoterapeuta e gestal-terapeuta (dizer o último não implica nos dois anteriores? Ops, prometi que não ia tirar sarro...) Marcus Cézar Belmino.

Aproveitem que o professor é muito bom!



Tem gente muito chique...

Pra quem se interessar, tá dado o recado.

Ah, e ele aceita convites pra dar o curso aqui em Belém.

Inté,

A. N.