segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Por que blogar - Um post comemorativo

ESSE DEVERIA SER UM POST COMEMORATIVO. Primeiro, porque é o primeiro do ano. Isso mesmo, mais de uma semana para escrever algo de interessante (e sai esse textinho), mas fazer o quê. Segundo, porque é esse é o CENTÉSIMO post no blog When the Stars Go Blue.

Logo, nada mais interessante do que repensar: por que escrever um blog? Andando pelas internetes, visitando alguns blogs por aí, fico pensando: por que escrever um blog? O que mantêm essas coisas onlines, que centenas de pessoas lêem?

Eu nem imagino quantas pessoas lêem esses grandes blogs que existem por aí. Há muitos meses meu blog está no google analytics, que me dá um relatório sobre quantas pessoas têm me visitado por aqui. É assim que sei que, ao todo, 164 pessoas entraram por aqui no último mês. A maior parte delas, no dia 13 de dezembro - data de publicação dos posts sobre a varandada e o aniversário da minha irmã. O blog tem uma média de 5 visitas por dia, no último mês. Na última vez que eu tinha visto, ele me dava uma geral de que eu estava chegando a mais de mil visitantes nos últimos 6 meses, mas não sei mais acessar essa parte do relatório...

BOm, pra variar, estou divagando. Falta ainda responder a pergunta básica:| Por que escrever em um blog?

Fui rodar outros blogs por aí. Eu sempre me divirto lendo alguns como o Eu Podia Estar Matando, o Já Fui Pirata e o Tio Punk. Gosto dos comentários divertidos e inteligentes no Pensar Enloquece, e de vez em quando rodo em outros por aí. Sempre bato o ponto nos blogs de amigos como o Metamorfose Pensante, Tarados por Futebol, Não Acredite na Verdade e Dito e Dizer, e nem é só porque sou fã de seus autores. Enfim, blogs são bons de ler...

Mas ainda estou divagando. Ler, ok, é legal... mas e por que escrever?

Minha história blogueira começa no Fotolog, um presente para mandar notícias à distância. Lá, eu postava fotos, falava das minhas viagens (de verdade ou na maionese), e mandava algumas homenagens às pessoas queridas. Naqueles dias, saber que as pessoas longe me escutavam era suficiente... dias atrás, fui passear no flog atrás de um texto. E descobri como era legal aquilo ali...

Mas flogs são limitados. Uma coisa por dia, uma foto, um texto de tamanho limitado. Às vezes, não é suficiente para o que se quer dizer.

E acho que essa é a chave principal sobre porque blogar. Mais do que simplesmente agir em algo novo de forma a criar a necessidade de um neologismo, os blogs são uma forma de escrever em algum lugar onde você joga para quem quiser ler. E o impressionante: as pessoas lêem.

Essa história do google analytics é interessante. Aqui, sei que as pessoas realmente entram, dão uma olhada. Tem gente até de Portugal que pára para ler por aqui. Claro, nem todos comentam - até minha namorada eu tenho que empurrar pra ela comentar! - e freqüentemente o único comentário que aparece é de uma certa (_)maga... mas alguém lê.

Não sei se saber isso é suficiente, mas é a melhor resposta que consigo pensar atualmente.

Em outras palavras: ao longo do post, parei de responder várias vezes para divagar... e acho que é exatamente isso que é bom em um blog. Sair por um momento e viajar... e levar algumas pessoas junto.

Obrigado por ter feito essa viagem comigo...

E até as próximas!

Inté,

A.N.

P.S: Feliz ano novo!

Nenhum comentário: