Fonte: Revista Brasil, Almanaque de Cultura Popular, ano 9, Nº 101, pg. 10. A matéria é assinada por (RC). Desconfio que seja de Rafael Capanema, outro que começa com RC na mesma seção, mas não tenho certeza.
FASCINANTE TORNEIO
Medalhões da MPB disputavam geladeiras na telinha
"A palavra é..." anunciava o apresentador Blota Júnior, em clima de suspense. O participante que conhecesse uma música com a palavra em questão apertava um botão à sua frente e corria até o microfone pra cantar um trecho. Se estivesse certo, acumulava pontos para concorrer a relógios, geladeiras e até automóveis, como o Gordini, um dos mais cobiçados da época.
O formato é conhecido, reproduzido com variações até hoje por Sílvio Santos. Exibido a partir de 1966 na TV Record, Esta Noite se Improvisa ficou três anos no ar. O programa, que lotava ao auditório do Teatro Record, dava altos índices de audiência e inspirava torneios semelhantes entre a população.
Caetano Veloso era um dos melhores competidores. Chico Buarque também não fazia feio, mas contava com uma artimanha: se preciso, inventava canções na hora. Para dar credibilidade à farsa, citava os nomes dos compositores e o ano da gravação. Ficava difícil duvidar.
Vinicius de Moraes, por outro lado, era um dos piores. Não que lhe faltasse cultura musical: o poetinha não conseguia mesmo era pressionar o botão a tempo. Certa vez, Blota Júnior anunciou que a palavra era "garota". Moleza. Eufórico, Vinicius correu ao microfone pra cantar Garota de Ipanema, de sua autoria: Olha, que coisa mais linda, mais cheia de graça... E, verso a verso, foi se dando conta, com profunda decepção: a canção fala de "menina", "moça". Nada de "garota".
O que torna o caça-níquel Vikings Go To Valhalla tão popular no SlottyWay?
-
Entre as muitas máquinas caça-níqueis disponíveis nos cassinos on-line, os
caça-níqueis temáticos ocupam um lugar especial devido à sua atmosfera
envolve...
Há um dia
2 comentários:
Engraçado ler esse post hoje: há apenas alguns dias conversava com meu pai sobre música e falávamos do Chico Buarque e ele falou exatamente desse programa que ele via quando era garoto e de como o Chico era bom, chegando ao ponto de inventar letras de músicas na hora...
Coincidências da vida...
Bjs.
Te amo!!!
hahahhahaha
muito bom este post!!!!!!!!!!!!
Fiquei imaginando a cara do Vinicius hahahahahaha e o Chico, que safado! rs
Beijos
Postar um comentário