domingo, 23 de março de 2008

Loja de Conveniência

JÁ FAZ UM TEMPO QUE VENHO PENSANDO EM LOJAS DE CONVENIÊNCIA. O termo é excelente: uma loja que possui produtos que são convenientes. E, normalmente, para comprar em momentos inconvenientes.

Hoje, feriadão e tal, fiquei morrendo de inveja porque a Roberta disse que iam ela e a Luciana fazer lasanha pro almoço de hoje. Quando olhei minhas possibilidades na geladeira (e, é preciso dizer, na carteira), pensei: Ah, uma lasanha. Como pra variar já estava começando a ficar com fome, e na hora não tinha coragem de só comprar os ingredientes, pensei logo naquela lasanha quatro queijos Sadia borbulhando. Nham (tô com água na boca até agora escrevendo). Bora atrás de uma.

Falei que era feriado, né? Domingo de Páscoa, e tal. Esqueci do fato de que é feriado, apesar de ser domingo. TODOS os supermercados fechados, até os 24 horas. Rodei em uns 4, todos com cones impedindo a entrada... Minha lasanha? Já era...

Depois de um almoço bacaninha (acabei fazendo uma macarronada de atum), fiquei doido por chocolate. Permitam um dia de folga para comer chocolate, afinal é páscoa e não ganhei chocolate de ninguém. É aí que entra a história da Loja de Conveniência.

Primeira coisa: lojas de conveniência só são convenientes em situações como hoje, quando tudo está fechado, ou de madrugada (aliás, ponto um: lojas de conveniência que só estão abertas no horário comercial são incovenientes). Sejamos sinceros: se existem supermercados abertos, lojas de conveniência são um abuso, com preços que só são interessantes pra quem simplesmente está aproveitando a parada em um posto de gasolina. Uma coca de 600 sai pelo preço de uma dois litros. Fala sério...

Segundo, eu acho muito engraçado os produtos que as lojas de conveniência têm. Tem coisas que são extremamente convenientes. Outras, nem tanto. Mas existem coisas que são essenciais:

1) Lanches. Pra quem vem com fome, é necessário ter um biscoito, batata ruffles, um picolé. As últimas que reparei todas tinham miojo e cup nuddles (seja lá como se escreva isso). Isso é interessante por si só. Mas nas últimas duas que fui tinham algo que tem que ser institucionalizado para todas: ambas, do lado do miojo, tinham um microondas. Se a turma tiver um refratáriozinho pra emprestar, nada mais conveniente. Você vai na loja, pode até não ter gás em casa, mas come algum bagulho. Excelente.
Nota: não faz sentido ter outras comidas. Minha lasanha? Se quiser, vá antes em um supermercado e compre. Nada de resolver comer lasanha na volta da farra de noite.

2) Bebidas. Além da coca e assemelhados, um suquinho vai bem. E, se só tiver Indaiá (no CE) ou Fly (aqui), faça o favor de estar bem geladinho. Aquelas geladeiras ridículas não conseguem lá fazer isso com muita facilidade, mas enfim.

Mas, além disso, é claro que são necessárias bebidas alcólicas. Cerveja, com certeza. Pode ter umas vodkas e afins. Tudo bem se a mais chique foi a Smirnoff e Orloff; se quer beber Absolut, vai comprar cedo. Outras coisas pode ter: Um teacher's e outros uísques baratos, campari (sim, tem gente que bebe esse troço... ele não serve só pra pintar a roupa, como aquela péssima propaganda faz parecer), aqueles vinhos de 5 litros (quer vinho que preste? vá numa adega). E claro, o essencial: GELO.

3) Pilhas. Nada mais chato que o controle remoto que pára no meio da noite. Se vc tiver coragem de ir comprar, claro.

4) Camisinhas. Lembrar que você não tem pode ser extremamente incoveniente, em especial se você só lembra na hora conveniente para usá-las. Passe no caminho, não deixe pra depois.

5) Papel higiênico. Muito embora, se você não lembrou de comprar antes, provavelmente vai ter que se virar antes de ir comprar quando precisar. Mas quando ele acaba, poucas situações podem ser tão incovenientes (talvez se você estivesse voltando para casa já tendo passado na loja de conveniência por causa do item 4. Aí, como diria o Gato de Botas, você está f...)

6) Chocolates, bom bons e coisas afins. Só porque eu queria hoje, e é por isso que estava pensando em lojas de conveniência...

Inté,

A. N.
(Convenientemente escrevendo quando deveria estar trabalhando... mas há de se descansar em alguma hora).

2 comentários:

Felipe Leite disse...

hehehehhe adorei o post

agora lembre-se q para alguns a loja de conveniencia eh convenientemente o local pra passar toda a noite bebendo. (vide o q ocorria no Guararapes em Fortaleza).

abraços!!

Alex Nobre disse...

Só queria saber o final da saga da procura pela comida. =P